sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Ubisoft se firma no Brasil. \o/

Após 1 ano no Brasil, Ubisoft contrata e firma parceria

THÉO AZEVEDO
Da Redação

Théo Azevedo/UOL

Bertrand Chaverot é diretor da Ubisoft no Brasil
Em novembro de 2008, quando os primeiros funcionários da Ubisoft Brasil chegaram ao estúdio em São Paulo, a intenção era mostrar que, sim, o Brasil tinha potencial para desenvolver games. Um ano depois, além de adquirir a Southlogic Studios, em Porto Alegre, a filial nacional colocou nas lojas "Imagine: Detective", para Nintendo DS.

Para 2010, os planos da Ubisoft para o Brasil são ainda mais ousados: enquanto o estúdio paulistano já prepara um conceito de jogo para o portátil que vai suceder o Nintendo DS, em Porto Alegre a equipe trabalha com o Wii. Além disso, a companhia já está selecionando candidatos para 20 novas vagas de trabalho em aberto. Por fim, no final do mês a Ubi vai anunciar parceria com uma grande universidade do país para a criação de uma pós-graduação em desenvolvimento de jogos.

O UOL Jogos esteve no estúdio de São Paulo para conversar com Bertrand Chaverot, diretor da Ubisoft no Brasil, sobre estas e outras novidades:

Balanço geral
Nossa maior preocupação era provar que a equipe, apesar de jovem e nova, era capaz de produzir jogos de qualidade. E fomos bem-sucedidos: "Imagine: Detective" foi selecionado para ser "flagship" [principal título] da linha "Imagine" e, hoje, o estúdio de São Paulo figura no radar da matriz para cuidar de projetos mais ambiciosos.

Novos projetos
Hoje estamos preparando o conceito para fazer um jogo para uma nova máquina, o sucessor do Nintendo DS. Nada foi anunciado sobre o portátil ainda, mas a Ubisoft Brasil já foi selecionada para preparar conceitos para o portátil que pode suceder a geração atual. Em Porto Alegre, estamos terminando "Imagine: Party Planner" (já disponível na Europa), enquanto trabalhamos em conceitos para um jogo de Wii e games online.

Théo
Coelhos de "Raving Rabbids" decoram estúdio da Ubisoft em São Paulo




Nova onda de contratações

Vamos montar uma equipe com cerca de 20 pessoas que vai fazer jogos para a internet, especialmente redes sociais como Facebook e MySpace, e que também ajudará a implementar funções online em outros games. Para a Ubisoft, no futuro todos os jogos serão multiplayer ou terão integração de algum tipo com a internet, comunidades online etc. O anúncio de emprego na web, e inclui funções como gerente de comunidade, programador, artista e animador. O objetivo não é contratar jovens sem experiência, e sim aquelas pessoas que serão os "craques" de amanhã, para "competir" com outros estúdios da Ubisoft.

Parceria com universidade
No final de novembro vamos anunciar uma parceria com uma das melhores universidades do país, cujo nome ainda não posso revelar. Em conjunto, montaremos um curso de pós-graduação, focado em arte 2D e 3D, level design e game design, e um programa de Pesquisa e Desenvolvimento. Trata-se de algo estratégico para a Ubisoft: é um treinamento para desenvolver softwares interativos, sejam jogos online, aplicativos, treinamentos etc. Hoje o que estamos vendo é que tudo está convergindo, e quem for capaz de criar mídia interativa de alta qualidade terá uma competência para o futuro, seja para internet, televisão etc. Para o aluno, é um curso bastante voltado para o futuro; para a Ubisoft, a parceria é importante por poder contar com mão-de-obra preparada. Profissionais da Ubisoft darão palestras durante o curso.

Mercado brasileiro
Gostaria muito de trazer de volta a operação comercial da Ubisoft no Brasil, mas será que valeria a pena? O mercado está mudando muito, indo em direção à distribuição digital. É melhor esperar um pouco para ver o que vai acontecer, já que o mercado formal, tal como é hoje, é difícil de trabalhar.

Novas tendências
O principal problema que envolve montar um time para desenvolver para a geração atual é que isso requer pelo menos 200 funcionários. Bem, se eu tivesse esta quantidade de pessoas, o que ainda é o nosso objetivo, optaria por dividi-la em uma equipe com 50 e três com 20 pessoas, e trabalharia com plataformas mais originais, como a internet - com as redes sociais e os smartphones, o PC voltará a ser uma boa plataforma para jogos.

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